Rua Padre Anchieta, 2285, Cj. 103 Champagnat | Curitiba | Paraná

O consumo de Coca Cola e o cuidado com os dentes

O Dr. Fernando Carvalho CRO-SP 101079 escreveu um excelente artigo com base em matéria divulgada pela Revista Superinteressante que aborda os reflexos do consumo de Coca Cola para a saúde dos dentes. Gentilmente, o Dr Carvalho permitiu que o artigo fosse reproduzido aqui no blog do Family. Acompanhe:

“Esta semana, a revista Superinteressante, Edição 352, Outubro de 2015 – Intitulada de “A queda da Coca Cola” publicou uma matéria sobre a companhia de refrigerante uma nota que explica um estudo científico onde os dentes dissolveram depois de ficarem imersos em bebidas ácidas.

Na nota também dizia “Escove os seus dentes após beber refrigerante.”

– Jamais devemos escovar os dentes após beber ou consumir refrigerante (principalmente de os de cola), laranja, abacaxi e outros alimentos e sucos ácidos.

A sugestão para evitar a erosão dentária é não escovar os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas. Aguarde pelo menos 20 minutos e utilize sempre escovas macias. A saliva neutraliza a ação do ácido.

A erosão dentária é outra doença que, além da cárie, compromete a saúde bucal pois é um processo progressivo e destrutivo, caracterizado pela perda do tecido duro dos dentes devido à dissolução por ácidos, que é relacionada aos ácidos provenientes de bebidas ou alimentos.

O Dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa dentina e esmalte.

As estruturas rígidas são basicamente cristais de cálcio e fósforo sintetizados pelo nosso corpo. O esmalte, por sua vez, é a camada mais externa e é o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode sofrer danos caso a boca não seja higienizada corretamente. Já a dentina é a camada dentária que fica situada abaixo do esmalte, considerada o nervo dental. Composta de vários túbulos que levam diretamente à polpa, ela é responsável pela desagradável sensação de sensibilidade dentária quando há desgaste do esmalte.

Se a erosão apresentar quadros de sensibilidade dentinária há tratamentos complementares indicados: sessões de aplicações de laser terapêutico, bochechos específicos, aplicações de selantes ou vernizes nas superfícies dos dentes sensíveis.

Visite regularmente um dentista capacitado e sorria sempre +!

Precisando de um atendimento urgente? Ligue para nós!
Top
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp