Rua Padre Anchieta, 2285, Cj. 103 Champagnat | Curitiba | Paraná

odontogeriatria-odontologia-para-idosos

A odontologia para idosos, conhecida como Odontogeriatria, é a especialidade  da   odontologia que trata da saúde bucal da população que está na fase da terceira    idade.  O aumento da qualidade e expectativa de vida contribuiu para que o número de  idosos  crescesse nas últimas décadas, gerando a necessidade de criar uma  especialidade da  odontologia especifica para estes pacientes.

Qual é a diferença de um tratamento odontológico para idosos?

O tratamento odontológico para idosos é diferenciado pois estes pacientes necessitam de atenção especial desde o inicio da consulta até o final do tratamento. É comum que apresentem algumas limitações e problemas de saúde, exigindo um profissional dedicado e capaz de compreender as necessidades do paciente, sugerindo sempre métodos que prezem pelo conforto e necessidade do idoso. Além da dedicação do profissional é necessário também um conhecimento de doenças sistêmicas como, por exemplo, hipertensão, diabetes, Alzheimer, Parkinson, doenças cardiovasculares, articulares, problemas hepáticos e renais. Ademais, idosos também utilizam um grande número de medicamentos para tratamento ou prevenção de doenças e estes podem interferir ou agravar problemas bucais.

Quais são os procedimentos odontológicos mais encontrados na Odontogeriatria?

Os problemas de saúde bucal mais frequentes em idosos estão relacionados a periodontia, próteses, falta de saliva e lesões bucais. Algumas doenças comuns na terceira idade, como a doença de Parkinson, compromentem a cordenação motora e dificultam a higienização, o que facilita o acumulo de placa bacteriana e tártaro. Portanto, o acompanhamento periódico odontológico na terceira idade é indispensável. Procedimentos estéticos para rejuvenescimento do sorriso como: clareamento dental e facetas de porcelana são muito procurados.

Dentista especializado em Odontogeriatria

Aqui no Family Dental Center, contamos com a Dra. Mariele Pototski Amenábar, uma das únicas dentistas do Brasil com Mestrado em Odontogeriatria. Durante seu treinamento nos Estados Unidos, a Dra. Mariele Pototski Amenábar foi responsável pelo serviço de odontologia da Presbyterian Homes Of Roseville, localizada em Minnesota, uma das melhores residências para idosos do país. O tratamento odontológico para idosos oferecido pelo Family Dental Center também pode ser realizado à domicilio caso o paciente esteja impossibilitado de ir até o centro odontológico.
Ainda possui dúvidas sobre odontogeriatria? Entre em contato conosco ou agende a sua consulta.

Precisando de um atendimento urgente? Ligue para nós!
Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp