Dúvidas Frequentes

1 O QUE É O IMPLANTE?

É um cilindro confeccionado de Titânio com alto grau de pureza, o qual, através de uma pequena cirurgia, é fixado no tecido ósseo, funcionando posteriormente como se fosse a raiz dental, e osseointegrando-se, torna-se um pilar perfeito para a instalação de uma coroa dental, que deve ter o aspecto de dente natural fixada sobre o implante ou parafusada dentro do mesmo.

2 POR QUE FAZER IMPLANTE?

Os implantes podem ser considerados uma forma mais permanente de reabilitação, porque nos conferem essa previsibilidade e aproximam-se esteticamente muito mais do natural do que qualquer outro tipo de prótese. Também é a melhor solução para indivíduos com ausência genética de um dente, principalmente em dentes anteriores, cuja estética é de fundamental importância.

3 QUAL A VANTAGEM DO TRATAMENTO COM IMPLANTE?

A principal vantagem do tratamento com implante é que substituem perfeitamente a função dos dentes perdidos. Evitando a colocação de próteses removíveis (Pontes, Dentaduras) que dão muito trabalho para colocar, tirar, limpar, além de na maioria das vezes proporcionar um resultado estético desagradável.

4 ENDODONTIA

Conhecida popularmente como tratamento de canal, a endodontia  é uma especialidade ligada diretamente à dor dos dentes que sofreram algum tipo de trauma ou que têm cáries em estágio avançado. Um fator muito importante para os tratamentos de endodontia é a agilidade na constatação do problema, pois quanto antes for iniciado o tratamento mais chances de resultados positivos.

 

5 QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO?

Este tratamento possui duas fases:
Primeiramente coloca-se o implante ( uma sessão de aproximadamente 30 – 45 minutos ).
A prótese é depois de 3 a 5 meses. Este tempo é determinado de acordo com a osseointegração do implante, ou seja, quando está devidamente cicatrizado e pronto para receber a coroa ou a prótese definitiva.
Após este processo se inicia a colocação da coroa ou a prótese definitiva que pode ser de até 1 mês
OBS: Com os avanços tecnológicos, estes procedimentos podem ser feitos em um ou dois dias através do sistema de Carga Imediata, na qual o implante e a prótese são colocados em fase única.

6 ODONTOLOGIA ESTÉTICA

A função, saúde e beleza dos dentes, é o principal foco deste tratamento que busca a junção harmônica desses elementos.
Mais do que isso, a estética dos dentes é ponto importante quando falamos de autoestima.
Uma pessoa que tem os dentes amarelados, disformes, tortos ou com gengivas desproporcionais perde a confiança ao comunicar-se, ao sorrir, prejudicado sua integração social. A função da Odontologia estética é, acima de tudo, devolver a qualidade de vida aos pacientes. Clareamento Dental, Facetas de Porcelana e Resina fazem parte deste tipo de tratamento.

7 ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade que trata das alterações de oclusão dos dentes. Pessoas com “dentes tortos” mastigam de forma inadequada o que pode acarretar diversos problemas no organismo, como a gastrite e o mau hálito, por exemplo. Além disso, as pessoas que não possuem harmonia em seu sorriso tendem a sorrir menos o que frequentemente as leva a serem estereotipadas de pessoas fechadas e mal humoradas. Um sorriso bonito é fundamental para todas as nossas relações, quer sejam os pessoais, quer sejam as profissionais.

8 ESTOMATOLOGIA

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular. Também é atribuição do estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.
Alguns exemplos de doenças da boca:
Câncer de Boca
-Cisto Ósseo
-Fibroma Oral
-Hiperplasia Oral
-Lesão de Células Gigantes Mucocele
-Necrose Óssea
-Micose Oral
-Leucoplasia Lingual

9 ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a especialidade pela qual a criança tem o primeiro contato com o dentista.
O Odontopediatria atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado de mamadeira e chupeta, sucção de dedo, entre outros), alterações oclusais (de mordida), dieta e higiene oral do paciente. A abordagem da criança é feita interagindo-se com outras especialidades relacionadas: ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares, pediatria, otorrinolaringologista, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, obtendo-se assim uma visão completa do paciente. O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável e feliz!

10 PERIODONTIA

Das pessoas com mais de vinte e cinco anos que procuram a ajuda do dentista, a maioria o faz por problemas com as gengivas. Junto com a parte óssea, a gengiva ajuda na sustentação, emoldurando os dentes e o sorriso.

As doenças periodontais têm origem principalmente na higienização deficiente, ou seja, escovação incorreta, falta do uso do fio dental e descuido com os hábitos alimentares.

Correções estéticas também são possíveis, os efeitos da retração e mesmo de dentes curtos com gengiva predominante podem ser minimizados através de uma intervenção simples, que utiliza anestesia local.

11 ATENDIMENTO IMEDIATO

É direcionado a pessoas que têm urgência no tratamento.

Após o agendamento, uma equipe de profissionais (dentistas, protéticos e assistentes) é mobilizada no atendimento a todas as necessidades do paciente em curto tempo. A estrutura é previamente preparada, inclusive alimentação, para um dia exclusivamente dedicado aos cuidados de uma única pessoa.

Esse tipo de tratamento especial é largamente utilizado por executivos, estrangeiros e todas as pessoas que estão de passagem na cidade e que, portanto, têm pouco tempo para restaurar o sorriso.
Para esses casos e mais aqueles que exigem urgência, é, sem dúvida, ideal, pois concilia qualidade de atendimento, resultados impecáveis e rapidez.

12 HALITOSE

É muito comum o mau hálito também quando a pessoa estiver passando por situações estressantes. O estressado esquece de escovar bem os dentes e de passar o fio dental, dorme mal, toma pouca água e come mal, dessa maneira, a resistência tende a cair facilitando a ação das bactérias que agridem os tecidos bucais.

Caso o mau hálito seja esporádico, deve-se ficar atento à escovação dos dentes e à higiene bucal, que provavelmente estão sendo feitas de maneira incorreta. Além disso, estimular a salivação de maneira fisiológica (com balas e gomas de mascar sem açúcar) e sempre tomar muita água são medidas que auxiliam no combate à halitose.

LEMBRETE: As pessoas que têm halitose constante podem não perceber seu próprio hálito. Uma maneira simples de identificá-lo é pedir a um familiar, alguém de confiança ou ao dentista que faça essa avaliação.

13 RESINA COMPOSTA FOTOPOLIMERIZADA

A resina composta fotopolimerizada (ativada por luz) é o material odontológico usado para restaurar e melhorar a aparência dos dentes. Além de substituir o antigo amálgama em quase todos os casos de cárie, a resina é ideal para consertar dentes quebrados ou lascados, para esconder manchas na superfície do dente ou para reduzir os espaços entre os dentes afastados.

A grande vantagem da resina é que ela é colada no dente e sua técnica de aplicação evita grandes desgastes, ao contrário de outros materiais que exigem uma grande redução na estrutura do dente.

As restaurações de resina foto são um processo rápido, que geralmente não levam mais de 1 hora para ficarem prontas.
São disponíveis em inúmeras cores e diferentes opacidades e texturas para combinarem com a cor original ou clareada do dente.

14 COMO É FEITA A RESTAURAÇÃO ESTÉTICA COM RESINA FOTOPOLIMERIZADA?

Depois de ser examinado e limpo, o dente a ser restaurado é preparado minimamente porque a resina é colada, não exigindo formas de retenção. Em outras palavras, só é removido o que estiver estragado ou manchado da estrutura do dente. Uma solução ácida é aplicada no dente para facilitar a penetração do adesivo. A resina composta então é aplicada em várias camadas. Cada camada é endurecida com a aplicação de um aparelho de fotopolimerização, ou seja, uma luz bem forte. É feita uma escultura com as camadas de resina para produzir a forma, cor e textura desejada do dente. É dado um polimento e ajuste de oclusão.

15 CUIDADOS A SEREM TOMADOS APÓS FINALIZAÇÃO DA RESTAURAÇÃO

Dentes restaurados com resina composta fotopolimerizada devem ser muito bem escovados e limpos pelo fio dental, tanto quanto ou até mais do que os dentes naturais. As restaurações de resina duram em média de 5 a 10 anos, depende do cuidado e da dieta do paciente. Café, chá preto, vinho tinto, chocolate e principalmente o cigarro devem ser usados com moderação porque mancham as resinas. Elas podem ser somente retocadas na superfície ou trocadas, o que é um processo simples.

» Dúvidas FrequentesHome   ≤≤ voltar

Notícias

  • sboe1

    Family Dental Center no 20° Congresso Internacional da SBOE

    3 de dezembro de 2014
    A equipe do Family Dental Center esteve presente no 20° Congresso Internacional da SBEO que ocorreu em Florianópolis/SC entre os dias 05 e 08 de Novembro.
    + detalhes
  • Dicas

  • site

    Desmistificando o tratamento de canal

    19 de junho de 2018
    Você está sentindo dor ou seu dentista recomendou um tratamento de canal?  É um...
    + detalhes
  • Sem-título-21

    Entenda os benefícios da odontologia preventiva

    12 de junho de 2018
      A odontologia preventiva tem como objetivo a prevenção das doenças bucais. Visitas periódicas...
    + detalhes