Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
A correção ortodôntica pode ser feita através de aparelhos convencionais fixos (onde são utilizados bráquetes, fios, elásticos, molas e outros), aparelhos móveis, niveladores de mordida, expansores do palato e aparelhos reposicionadores da mordida. Existem diferentes tipos de bráquetes que podem ser utilizados no tratamento ortodôntico convencional de acordo com a exigência estética do paciente e a indicação do profissional. Alguns são extremamente discretos pois não são feitos de metal e possuem uma cor muito próxima à cor dos dentes.
Ao contrário do que muita gente pensa, o tratamento ortodôntico não é feito somente em pessoas jovens. Adultos também podem ter suas mordidas corrigidas ou melhoradas através de aparelhos. Dentes alinhados proporcionam maior facilidade de limpeza, além de contribuir para uma mordida saudável e uma maior longevidade dos dentes.