A endodontia é a especialidade que trata da polpa (nervo) dos dentes e dos tecidos que circundam as raízes dos mesmos. O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como tratamento de canal, e o especialista que realiza essa modalidade de tratamento é o endodontista.
Pode-se afirmar que a endodontia é a especialidade que salva dentes e alivia a dor e, portanto, te ajuda a manter seus dentes naturais para que você possa aproveitar suas comidas preferidas e manter sua saúde bucal por mais tempo.
Se você apresenta um quadro de dor persistente em algum dente, ou se sofreu alguma espécie de trauma bucal ou uma fratura dentária, você deve consultar um especialista em tratamento de canal. A agilidade na constatação do problema é um fator muito importante, pois o quanto antes se iniciar o tratamento, maiores as chances de um resultado positivo.
Como é feito o tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico consiste na remoção de tecido pulpar que se tornou inflamado ou necrosado. O especialista localiza o canal, remove o tecido afetado com o auxílio de instrumentos específicos para esse fim, faz uma desinfecção do conduto onde estava o tecido “doente” para então realizar o selamento adequado do espaço.
A inflamação ou necrose pulpar quando não tratadas podem resultar em uma infecção mais grave, podendo se espalhar para outras partes do corpo. Por isso é muito importante procurar o endodontista ao primeiro sinal de dor, inchaço, surgimento de fístulas na gengiva e também trauma dentário.
Evite tomar medicamentos sem consultar um especialista.