A odontologia preventiva tem como objetivo a prevenção das doenças bucais. Visitas periódicas ao seu dentista, juntamente com um cuidado pessoal correto, podem prevenir ocorrências como cáries, doenças na gengiva, doença nos ossos que suportam os dentes, desgaste do esmalte, problemas na articulação têmporo-mandibular e podem ainda ser cruciais na detecção do câncer bucal e até mesmo de doenças sistêmicas que tenham manifestações bucais.
Todas as faixas etárias podem se beneficiar com a odontologia preventiva. As crianças, em particular, colhem tremendos benefícios, pois as visitas regulares e procedimentos simples como a aplicação de flúor e selantes, garantem que os dentes “de leite” permaneçam saudáveis até que os dentes permanentes estejam prontos para nascer.
Outro aspecto importante que deve ser considerado é o aumento na prevalência de doenças crônicas que ocorre com a idade, sendo um dos principais problemas de saúde em todo o mundo e responsáveis pela maioria das mortes. Nos idosos, essa abordagem preventiva pode ser determinante na manutenção dos dentes naturais. Dois fatores principais de perda dental nos idosos são a cárie e a doença periodontal, ambas provocadas pelo acúmulo de biofilme (placa dental). O biofilme bucal pode ser formado em diferentes superfícies como dentes, língua, gengivas, mucosas e materiais artificiais, e é considerado um reservatório natural de bactérias associados com a falta de dentes ou com próteses. Atualmente, se sabe que doenças sistêmicas como pneumonia por aspiração, diabetes e doenças cardiovasculares estão associadas à higiene bucal deficiente em idosos.
Adultos se beneficiam também, pois possíveis problemas bucais são detectados no seu início, quando o tratamento dos mesmo é mais simples e mais barato.
Gestantes devem prestar atenção especial à sua saúde bucal, já que estudos recentes comprovaram que uma saúde bucal ruim pode estar relacionada a nascimentos prematuros e bebês que nascem com pouco peso. Visitas periódicas ao dentista durante a gravidez são recomendadas.
É sempre importante ressaltar que a saúde bucal está relacionada à saúde de todo o corpo. A boca pode ser o local de cultivo de várias bactérias danosas à saúde. Algumas doenças podem estar relacionadas a uma saúde bucal ruim, tais como diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, doenças respiratórias e câncer. Portanto, manter a boca saudável beneficia sua saúde como um todo.
Os profissionais do Family Dental Center são comprometidos com a odontologia preventiva, e portanto com a sua saúde.