A odontologia estética é uma especialidade cujo objetivo é proporcionar uma mudança positiva no sorriso. A maioria das pessoas acha que essa mudança é feita através apenas do clareamento dental e do uso de facetas em porcelana. Mas, na verdade, a odontologia estética oferece muitas outras opções.Um profissional experiente e capaz pode te ajudar a melhorar o sorriso, a aparência e até mesmo sua auto-estima.
A odontologia estética continua a se desenvolver em vários aspectos, tanto em relação aos materiais disponíveis quanto a equipamentos capazes de simplificar e agilizar os tratamentos, sempre tendo como objetivo um resultado previsível e duradouro.
Aqui estão alguns procedimentos estéticos que o cirurgião-dentista capacitado pode oferecer para melhorar o seu sorriso:
Resinas compostas:
Consiste no uso de um material resinoso que é “colado” no dente original. Tem a mesma aparência do dente, e, portanto, o resultado final é muito natural. Podem ser utilizadas para restaurações, facetas, fechamento de pequenos espaços entre os dentes, reparo de dentes quebrados e outros.
Essa resina é colocada no dente em pequenas camadas. Algumas vezes o dente precisa ser desgastado, e em alguns casos a resina pode ser colocada sem a necessidade de desgaste. Quando feita por um profissional capacitado, as resinas podem oferecer um resultado estético semelhante aquele obtido com as porcelanas, porém com um custo menor.
É sempre bom lembrar que as restaurações em resina requerem uma manutenção periódica, pois com o tempo podem passar a apresentar pequenas manchas ou descolorações que devem ser removidas pelo dentista.
Resinas compostas também são comumente usadas para restaurações em dentes posteriores. No passado, após a remoção de uma cárie, costumava-se restaurar o dente com uma liga metálica conhecida como “amálgama”. Hoje em dia, no entanto, as resinas são o material de escolha para a maioria dos casos, pois além de serem extremamente estéticas, elas funcionam de modo semelhante à estrutura dentária natural.
Clareamento:
O clareamento dentário ainda é um dos modos mais econômicos de melhorar o sorriso.
O sorriso gera um impacto visual imediato e subconsciente nas pessoas. Um sorriso “brilhante” passa a impressão de jovialidade, vitalidade, alegria, saúde.
Com o passar do tempo, dentes permanentes tendem a ficar escurecidos ou mais amarelados. Essa mudança na coloração dos dentes se dá por fatores externos (alguns alimentos, bebidas, uso de cigarro) ou internos (exposição a altos níveis de flúor, uso de tetraciclina, restaurações em amálgama, problemas com tratamento de canal, trauma dentário).
Existem duas maneiras de se clarear os dentes: o clareamento que se faz no consultório odontológico sob supervisão do dentista, ou o clareamento caseiro, onde o paciente utiliza produtos comercializados em farmácias ou mercados.
Os produtos clareadores utilizados pelo dentista são altamente eficazes e seguros, minimizando a ocorrência de efeitos colaterais indesejados como sensibilidade dentária.
O clareamento feito pelo profissional é preferível, pois lança mão de produtos mais concentrados e, portanto, mais efetivos, e ao mesmo tempo protege os tecidos da boca que não devem entrar em contato com o agente clareador.
Temos à disposição dois métodos de clareamento dentário: o clareamento a laser, onde aplicamos o gel clareador na superfície dos dentes após fazermos a proteção da mucosa e das gengivas. Esse gel permanece nos dentes por aproximadamente 30 minutos. Utilizamos uma luz especial que ativa o gel e acelera a ação clareadora do mesmo. Dependendo da cor inicial dos dentes, serão necessárias de uma a três sessões para se chegar à cor ideal. O outro método de clareamento é aquele em que são fabricadas moldeiras personalizadas para o paciente, e dentro dessas moldeiras será depositado o gel clareador. O paciente usa essas moldeiras por algumas semanas e o gel vai gradualmente clareando os dentes.
Para melhores resultados, algumas vezes faz-se a associação dos dois métodos. O profissional fará uma análise inicial e poderá direcionar o paciente ao melhor método para seu caso.
O efeito colateral mais comum do clareamento é a sensibilidade dentária. Essa ocorrência é temporária e tende a desaparecer com o término do uso do gel clareador. O dentista também pode utilizar substâncias auxiliares para diminuir a sensibilidade durante o clareamento.
Facetas em cerâmica:
Facetas são finas camadas de um material cerâmico coladas sobre a superfície dos dentes. São feitas para proporcionar uma aparência natural ao sorriso, ao mesmo tempo em que oferecem a resistência e força comparáveis a do esmalte dentário.
Geralmente é a modalidade de tratamento escolhida quando se necessita fazer pequenos ajustes ou correções na posição, formato, tamanho e cor dos dentes.
Para a confecção das facetas, muitas vezes se faz necessária a remoção de uma pequena porção do esmalte dentário (geralmente menos de 1 milímetro). Em alguns casos bem específicos, essa remoção de esmalte não precisa ser feita. E nesses casos, uma faceta extremamente fina é confeccionada para ser aderida ao dente (popularmente conhecida como “lente de contato dentária”).
As facetas são “coladas” aos dentes usando-se uma resina especial para esse propósito. Essa adesão entre o dente e a faceta é de suma importância para que um bom resultado final seja alcançado.
As facetas em cerâmica são menos susceptíveis a manchas de café, chá, cigarro e alimentos quando comparadas às facetas em resina. Essas facetas em cerâmica, no entanto, precisam ser muito bem indicadas, pois uma vez que a pequena porção de esmalte dentário é removida, esse tratamento passa a ser irreversível, ou seja, o paciente se compromete ao uso de facetas pelo resto da vida. Se essa faceta quebra ou descola, ela precisa ser substituída, pois o remanescente dental não deve ficar exposto por longos períodos de tempo.
A fase de planejamento das facetas é extremamente importante. É nessa fase que o paciente conversa com o dentista a respeito do resultado que deseja alcançar com o tratamento. É também nessa fase que o profissional vai fazer uma avaliação completa, muitas vezes com fotos e modelos de estudo, para planejar o tratamento da melhor forma. Questões como a existência de problemas oclusais ou gengivais devem ser abordadas antes do início da confecção das facetas. Em alguns casos, o profissional irá recomendar o uso de uma placa miorrelaxante após a cimentação das facetas para evitar que elas se quebrem ou se soltem.
Coroas em cerâmica:
Assim como as facetas descritas anteriormente, coroas também podem ser feitas de um material cerâmico. Coroas são indicadas naqueles casos em que uma grande extensão do dente foi comprometida, seja por cárie, seja por trauma, pela existência de um dente com tratamento de canal ou com desgaste excessivo.
Enquanto as facetas recobrem geralmente a parte da frente dos dentes, as coroas recobrem todo o remanescente dentário, devolvendo ao mesmo o formato e a função originais. Por serem fabricadas com cerâmica, sua aparência é de um dente natural.
A cerâmica é um material extremamente resistente e pode ser usada tanto em dentes anteriores como em dentes posteriores.
Existe um outro tipo de coroa chamada de metalo-cerâmica, onde uma base metálica é recoberta por cerâmica. Esse tipo de coroa também pode ser indicado, porém possui algumas limitações estéticas devido à presença da base metálica. O melhor meio de se estabelecer a melhor opção para seu caso é através de uma avaliação com seu dentista.
Ortodontia com alinhadores invisíveis- INVISALIGN:
A correção ortodôntica com o sistema Invisalign consiste em um conjunto de alinhadores sequenciais que se encaixam confortavelmente nos dentes e podem ser facilmente removíveis. Esses alinhadores são substituídos a cada 2 ou 3 semanas, e gradualmente movimentam os dentes até a posição desejada. Você retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental. Esse tratamento não requer o uso de fios ou metais que irritam a boca.
Esses dispositivos são transparentes e confeccionados de forma personalizada através da cópia precisa do formato dos dentes e da arcada dentária. O Sistema Invisalign utiliza tecnologia CAD/CAM (projeto e fabricação assistida por computador) para a confecção de seus alinhadores.
Esse é um método realmente único e inovador de correção ortodôntica. Muito indicado para a população adulta que não deseja passar pelo tratamento ortodôntico convencional, mas também pode ser realizado nos adolescentes com bastante êxito.