Afinal, o que é odontogeriatria?

odontogeriatria-curitibaCuidar da saúde bucal é importante em todas as idades, porém ao envelhecer você pode precisar dos cuidados de um odontogeriatra. Por isso é importante saber mais sobre esta especialidade dentro da odontologia.  A Odontogeriatria oferece tratamento odontológico especializado para pacientes acima de 55 anos.

O cuidado com os dentes continua importante quando nos tornamos mais velhos. Cárie é ainda um problema nos idosos assim como complicações provenientes de determinadas doenças que o idoso possa desenvolver.

É importante marcar exames de rotina e considerar procurar um odontogeriatra que poderá satisfazer as necessidades de tratamento com as acomodações que o idoso necessita

 

 

MAS PORQUE PROCURAR UM ODONTOGERIATRA?

Porque certos problemas bucais podem se tornar mais freqüentes se você negligenciar as visitas ao dentista e o odontogeriatra tem  conhecimento  das variadas doenças sistêmicas e limitações que o idoso pode vir a apresentar.

Zelar pela sua saúde ou a de seus amados pais e avós significa, não somente cuidado com alimentação e saúde em geral,  mas também com  a saúde bucal. Problemas bucais nos idosos são muito comuns, como boca seca e doença periodontal. Estes problemas afetam diretamente a saúde  do corpo devendo, portanto, serem levados a sério.  Cuidar dos dentes e gengivas dos idosos é tão importante quanto a saúde do coração ou do estômago.

Pesquisas demonstram que muitas doenças podem apresentar sintomas bucais. Daí a importância de um exame minucioso feito por um dentista especializado em geriatria. Com o exame podemos encontrar evidências de distúrbios alimentares, diabetes, deficiências nutricionais, anemia, HIV, e até algumas doenças auto imunes.

A saúde bucal não só nos indica problemas sistêmicos como também pode afetar a saúde geral dos  idosos. Estudos recentes demonstram uma relação entre os problemas gengivais e doenças cardiovasculares.  Idosos diabéticos, por exemplo, podem ter a cicatrização alterada, e caso apresentem doença gengival o tratamento desta será mais demorado.

É fácil deixar a saúde bucal um pouco de lado quando estamos cuidando de outros problemas de saúde, talvez a artrite possa fazer com que escovar os dentes seja doloroso, ou a dificuldade de ficar em pé por um período em frente a pia os afaste dos cuidados com a saúde bucal.

 

odontogeriatra em curitiba

O odontogeriatra é preparado para acomodar necessidades especiais como por exemplo:

Tratamento odontológico para cadeirantes:

A infraestrutura do Family Dental Center facilita o acesso para cadeira de rodas. As portas e corredores são mais largos para a locomoção facilitada. Estacionamento coberto, rampa de acesso e elevador também são um conforto a mais no transporte e locomoção do paciente. Nossos odontogeriatras têm experiência para tratar o paciente na cadeira de rodas caso não seja possível colocá-lo na cadeira odontológica.

Atendimento odontológico hospitalar e domiciliar.

Nossa equipe está preparada para atender mesmo quem não pode ir até a clínica. Com equipamentos portáteis muito modernos e profissionais altamente capacitados e com larga experiência neste tipo de atendimento, é possível cuidar da saúde bucal do idoso onde quer ele esteja, inclusive casas de repouso e hospitais.

 

 Texto por:

Dra. MARIELE  POTOTSKI AMENABAR
Especialista e Mestre em Odontologia- área de concentração Odontogeriatria pela University of Minnesota USA.

» Blog » Afinal, o que é odontogeriatria?Home   ≤≤ voltar